Pedaços da minha Parede em ruinas

É muito triste constatar, que as nossas melhores recordações de infancia, estão em ruinas.`
É o que acontece comigo, todas as vezes que passo pelo antigo "Parque Oceano" (mais conhecido entre nós, por "Cinema da Rua").
O cinema da Rua era um cinema como os outros, tinha tela, plateia, 1º e 2º balcão, wcs e até bar de apoio, só que era ao ar livre e só funcionava no verão.
Lembro-me bem, quando era bem pequena,(ainda não tinha 6 anos para ir ao cinema)E o meu pai, leváva-nos ás cavalitas e nos colocava em cima do muro (a mim e ao meu irmão), para podermos espreitar as imagens que estavam a passar na tela.
Foi lá que fui pela 1ª vez ver um filme a sério.Lembro-me que era da "Marisol" e na história entrava um burro,....ehehehe ..para mim foi um marco histórico.
Depois desse vieram muitos, do Joselito e todos os do Cliff Richard (que os do Elvis Presley, ainda não eram para a nossa idade.
Nas noites quentes de Agosto, era muito agradável ver os filmes com a Lua a proteger-nos e as estrelinhas todas por cima da nossa cabeça. Mas também haviam aquelas noites ventosas, em que nos tinhamos de embrulhar para conseguir ver tudo até ao fim.
Havia uma senhora á porta a vender amendoins, tremoços, pevides e batatas fritas, o que era uma delicia , e alem disso podiamos atirar as cascas para o chão, porque estávamos na rua ....As cadeiras de madeira não eram lá muito confortáveis...mas quem é que ligava a isso? O importante era mesmo o filme e a companhia, sim...porque iámos ao cinema sózinhos, quer dizer, sem os adultos...era mesmo uma farra e tanto para putos dos 6 aos 12.
Passados 40 e tal anos, o Parque Oceano foi abandonado, e nunca ninguem fez um esforço para o recuperar (daria um excelente espaço de lazer), por isso foi-se degradando até cairem os muros, e ser destruido por vândalos que de certeza nunca lá assistiram a nenhum filme. Hoje passei por lá e o muro desapareceu de todo, a unica coisa que ainda resta é a tela ,mas deverá ser por pouco tempo, porque, de repente cheirou-me e investimentos imobiliários e, numa zona da nossa terra em que práticamente só há vivendas e onde o sol ainda consegue iluminar as ruas, há muita gente a querer ganhar dinheiro e a estragar o ambiente e a paisagem......as pessoas que se lixem!!!!! para que haviam de querer uma zona de lazer, se até têm televisão em casa????? O Cinema da Rua morreu de vez, e com ele um bocadinho da minha infância tambem se vai.

1 Comments:
Olá
Estava a pesquisar na net informações sobre o antigo cinema ao ar livre da Parede e deparei-me com o seu blog.
Sou do Porto e estou neste momento a coordenar um projecto de cinema ao ar livre em Lisboa chamado Fitas na Rua. Pode ver em www.egeac.pt
Fiquei encantado com o espaço do Parque Oceano e ando a pesquisar para apresentar um projecto à CM de Cascais de revitalização do cinema. Penso que em Portugal não deve de existir um espaço tão mágico como aquele...
Gostava de trocar ideias com pessoas que conheceram o espaço, que filmes passaram, quem trabalhou lá, fotografias, para elaborar um projecto irrecusavel.
Se puder fale comigo !
Sérgio Marques
cinemaforadositio@gmail.com
966720453
Enviar um comentário
<< Home