Osga 100%

Daqui da Parede vejo tudo!

A minha foto
Nome:
Localização: Parede, Lisboa, Portugal

Vivo o presente, sem esquecer o passado e sempre de olho no futuro.Todas as pessoas que se cruzaram comigo ao longo da vida, ajudaram a fazer a pessoa que sou hoje.

domingo, outubro 16, 2005

Praia das Avencas


A praia das Avencas,é decididamente a minha praia!
Lembro-me quando era miuda e o bar era do Sr. Francisco banheiro.A areia era enfeitada com toldos e barracas ás riscas coloridas,e nós alugávamos todos os anos o mesmo,e tinhamos sempre os mesmos vizinhos.Nós brincávamos nas poças e quando estava a maré vazia íamos ao caldeirão dar uns grandes mergulhos da rocha mais alta.
Entre uma sandocha e outra (de queijo e fiambre com tomate,alface e ovo cozido, quentinhas pelo sol,acompanhadas de uma laranjada quentinha)atirávamo-nos á agua,com medo que na hora seguinte ela já lá não estivesse.
Foi assim comigo,e continuou com os meus filhos.
Quando passávamos no bar,cheirava sempre a sardinhas assadas,e para ir á casa de banho era preciso pedir a chave.
Que saudades da Sra. Maria dos bolos,e das bolas com creme e batatinhas fritas.Aquela mulher andava toda a manhã e voltava á tarde,caminhando com umas sandálias plasticas,sobre a areia quente,as pernas cheias de varizes,mas nunca desistia.
Agora fizeram um bar novo que nos tapou o acesso á praia.Como já não se pode atravessar a marginal a pé,a unica entrada é pelo lado do bar,que se estiver fechado não nos dá acesso.O bar está muito bonito,mas já não tem nada a ver com o conceito de praia que tinhamos antigamente.Os produtos são carissimos,pois o bar está aberto até ás 2 da manhã,e pratica preços iguais para todos os horários. Já não cheira a sardinha assada ,nem serve caracois com imperiais. Tem umas saladas e hamburguers como em todo o lado.
Já não há toldos ás riscas,porque puseram lá umas palhotas para fingir que estamos num clima tropical.
A praia só tem limpeza em frente ao bar,porque no resto do areal,quem quiser que limpe.
Mas o pior mesmo é o acesso,que dificulta muito a ida á praia das pessoas mais velhas e dos pais que levam crianças com a respectiva parefernália.è que caminhar pela areia quente não é facil.Alem de que,a partir de 1 de outubro não há mesmo apoio de todo,nem passagem,antes das 2 da tarde,se o bar abrir.
O paredão que leva de um lado ao outro da praia tambem só é limpo no principio do ano balnear.Depois deixam a vegetação crescer,pondo em perigo a vida de quem por lá passa.
Já sugeri a autarcas,que mandassem limpar a "nossa praia",mas acho que,por ser considerada zona protegida,não a querem limpar para perseverar a flora (como se a vegetação não continuasse sempre a crescer,mesmo que seja cortada alguma rama)
Ai que saudades do Sr. Francisco e da Sra. Maria dos bolos,e do tempo em que a praia era confortável e segura,mesmo na época das marés altas.

1 Comments:

Blogger osga said...

ai que saudades...

8/08/2006 12:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home